A partir de R$ 1.599,00 em até 12x sem juros
Este curso possui:
Módulo(s):
6
Aulas:
7
Duração: 12h

Curso Privacy By Design

O curso “Privacy by Design”, oferecido pelo Data Privacy Brasil aborda os princípios do design e a sua relação com práticas criteriosas que buscam preservar a privacidade e proteção de dados do usuário, além de oferecer uma melhor experiência no produto, serviço, ou até mesmo mais eficiência na gestão de projetos em desenvolvimento.

Ao longo do curso os alunos e alunas irão entender como a LGPD é um fator decisivo na construção de um projeto, produto ou serviço. Independentemente do ramo de atuação e da complexidade tecnológica, técnicas de Design e princípios de proteção de dados serão cada vez mais importantes de serem implementados.

As aulas serão dinâmicas e partirão de explicações dos principais conceitos de privacidade, proteção de dados e Design. Cada tema abordado será objeto de uma atividade em grupo, seguida de uma explicação técnica e teórica, visando aprofundar os debates e discussões com base nas dificuldades e insights encontrados nas atividades.

Para o desenvolvimento dessas atividades, o professor Victor Hugo Rocha utiliza a ferramenta Miro (https://miro.com/). Os alunos serão divididos em grupos e haverá em cada grupo um facilitador, que auxiliará nas discussões e na familiarização com as ferramentas da plataforma.

Na segunda edição do curso, adicionamos uma quarta aula e mais conteúdo. Além de apresentar casos concretos, ferramentas de trabalho, técnicas de Design e elaboração de um projeto, serão apresentadas estratégias práticas de implementação de privacy by design.


Objetivo

Preparar profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projetos e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em dados.


Público-alvo


O Curso se destina a profissionais de compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projeto e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais, como implementar a ideia de privacy by design, e se familiarizar com atividades práticas de aplicação de técnicas de design.


Metodologia


As aulas expositivas contarão com linguagem acessível, sem “juridiquês” ou “tecniquês”. O curso contará com a intersecção entre uma abordagem acadêmica, para trabalhar e problematizar conceitos, e uma abordagem mão-na-massa, analisando situações concretas. Os alunos serão constantemente chamados a aplicar os conceitos previamente desenvolvidos por meio de interações na plataforma Miro.

Ainda, o curso contará com a utilização de ferramentas de ensino global de participação ativa do(a) aluno(a), por meio de project-based learning, fornecendo fundamentos teóricos e práticos sobre aplicações do design para efetivar princípios e normas de proteção de dados.

Ao final do curso, os alunos terão condições de implementar estratégias de privacy-by-design, tanto no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, quanto em processos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos gerais.


Caso Estruturante do curso

Desenvolvimento de uma aplicação de compartilhamento de bicicletas. Ao longo do curso as alunas e alunos irão passar pelas várias fases de desenvolvimento de um projeto, sendo abordado em cada uma delas, na prática, como princípios de proteção de dados e design podem ser aplicados.


Plataforma

O curso será oferecido online, através de aulas ao vivo com os professores, utilizando a plataforma Zoom para as aulas, permitindo uma interação contínua, inclusive com os demais alunos e alunas. As aulas não são gravadas e acontecem exclusivamente em formato ao vivo.

Cronograma

  • Aula 1 (11.07): Introdução ao Design e Proteção de Dados
  • Aula 2 (12.07): Princípios de Design e Proteção de Dados
  • Aula 3 (13.07): Consentimento e Design
  • Aula 4 (14.07): Estratégias de implementação de privacy by design

Investimento | Modalidades e valores


Inscrição
R$ 1.599,00

Inscrever-se A partir de R$ 1.599,00 em até 12x sem juros

Conteúdo programático

1. Introdução ao curso

1.1. Manual do(a) Aluno(a)

1.2. Tutorial do zoom

1.3. Ementa do Curso

2. INTRODUÇÃO AO DESIGN E PROTEÇÃO DE DADOS

2.1. Bibliografia Básica

3. PRINCÍPIOS DE DESIGN E PROTEÇÃO DE DADOS

3.1. Bibliografia Básica

4. CONSENTIMENTO E DESIGN

4.1. Bibliografia Básica

5. ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE PRIVACY BY DESIGN

5.1. Bibliografia Básica

6. Formulário de Feedback

Anna Bentes

Docente

Anna Bentes

Docente
Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Formada em Psicologia pela UFRJ. É pesquisadora do MediaLab.UFRJ e membro do Conselho Executivo e Deliberativo da Rede Latino Americana de Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). É autora do livro “Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social”, pela Editora UFRJ (2021). É professora da MBA em Jornalismo HardNews da Facha e da Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade da UnilaSalle. É Analista Acadêmica Sênior do Data Privacy Brasil Ensino desde março de 2022.

Bruno Bioni

Docente

Bruno Bioni

Docente
Doutor em Direito Comercial e Mestre em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi study visitor do Departamento de Proteção de Dados Pessoais do European Data Protection Board/EDPB e do Conselho da Europa, pesquisador visitante no Centro de Pesquisa de Direito, Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade de Ottawa. É autor do livro Proteção de Dados Pessoais: a função e os limites do consentimento. É membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS, e também da International Association of Privacy Professionals – IAPP, com Certificação CIPP/E. É diretor fundador do Data Privacy Brasil, um espaço de intersecção entre uma escola de cursos e uma associação de pesquisa na área de privacidade e proteção de dados.

Manu Halfeld

Docente

Manu Halfeld

Docente
Manu Halfeld é mestranda em Ciência Política e Bacharel em Direito pela UFMG. Especialista em Privacidade na ONG Safernet Brasil. Apaixonada por educação, comunicação e debates sobre a construção transparente, participativa e democrática de tecnologias.

Victor Hugo Rocha

Docente

Victor Hugo Rocha

Docente
Service Design Lead na Livework, uma consultoria global de inovação e design de serviço, onde atua mentorando, liderando e executando projetos latino-americanos para empresas de todos os setores da economia que visam melhorar de serviços centrados na experiência do cliente. Antes de atuar em inovação, foi articulador de redes de colaboração voltadas para a transparência de dados públicos e construção do políticas públicas para a internet e a economia criativa do Brasil. Atualmente é Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC, especialista em Design Estratégico e Inovação pelo Istituto Europeo di Design, com formações em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda.

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